Escola Vila Santa Catarina, Berçário e Escola de Educação Infantil Mimar, Rua Conde Moreira Lima, 1041, Jardim Jabaquara, São Paulo – SP
Escola Vila Santa Catarina, Berçário e Escola de Educação Infantil Mimar, Rua Conde Moreira Lima, 1041, Jardim Jabaquara, São Paulo – SP
Nessa fase visamos explorar atividades que desenvolvam física, social e psicologicamente a criança. Buscamos estimular a linguagem oral através de histórias e brincadeiras.
A idade para este nível vai de 2 a 3 anos.
Nesta fase procuramos buscar o desenvolvimento integral da criança, nos aspectos biológicos, psicológicos, cognitivos e socioculturais, respeitando sua faixa etária e sua individualidade.
Os brinquedos e jogos permitem que a criança explore o ambiente, possibilitando-lhe descobertas.
A idade para este nível vai de 3 a 4 anos.
Nesta fase visamos o desenvolvimento da criança nos principais conceitos básicos do esquema corporal, da orientação espacial, da organização temporal, do ritmo da coordenação viso-motora, além de buscar o desenvolvimento da linguagem como forma de comunicação. O professor utilizará jogos e brincadeiras com a intencionalidade de ajudar o aluno a desenvolver as suas potencialidades, sendo um mediador ativo na rotina da criança.
A idade para este nível vai de 4 a 5 anos.
Nessa fase, o foco principal é a construção da identidade, a socialização e a importância da leitura e da escrita. O trabalho pedagógico busca favorecer o desenvolvimento da autoconfiança, da autoestima, do conhecimento de si mesmo, de atitudes e valores necessários ao convívio social, da capacidade de expressão, bem como despertar, estimular e atender a curiosidade da criança quanto à leitura, a escrita e a percepção de números de forma a saber expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos de forma a enriquecer sua capacidade expressiva, assim fazer-se entender e ser entendido. Nessa fase o professor tem papel fundamental, levando o aluno a fazer descobertas e se relacionar com as outras crianças, levando a discussão de temas e resolução de situações-problema.
Na educação infantil as crianças encontram-se em uma fase da vida que dependem intensamente do adulto para conduzi-las o que explica o fato das crianças serem auxiliadas nas atividades que não conseguem realizar sozinhas, dentro das suas necessidades básicas, físicas e psicológicas. Também é preciso estimular as crianças a sua espontaneidade através do brincar, do movimentar-se nos diversos espaços, de expressar seus sentimentos e pensamentos, no falar, no cantar e dramatizar sempre respeitando o conhecimento empírico da infância.
Neste sentido, percebe-se que para contribuir na formação de uma criança nos aspectos individuais e sociais é necessário estimular e facilitar, com objetivos claros e precisos, que possam direcionar para construção de seres humanos capazes de viver na sociedade de forma autônoma, solidaria e cidadã.
Nossa escola possui infraestrutura e todos os recursos e materiais didáticos necessários para um ótimo desenvolvimento das crianças.
As alimentações são servidas na escola onde temos acompanhamento nutricional balanceado com cardápios variados. Possuímos ótimas condições de higiene e limpeza zelando pelo conforto e o bem estar das crianças.
Temos área de lazer aberta e fechada e possuímos uma horta onde as crianças colhem o próprio alimento e trabalham com projetos como horticultura. Nossos brinquedos são direcionados para crianças de todas as faixas etárias.
No berçário há sala de sono, fraldário, solário, lactário e professoras habilitadas que possibilita um ambiente acolhedor e seguro para os bebês.
Procuramos manter a rotina do bebê com sua família em casa e ir adaptando progressivamente com a da escola, respeitando as individualidades de cada criança.
Visamos buscar o desenvolvimento integral da criança, nos aspectos biológicos, psicológicos, cognitivos e sócios culturais.
Estimulamos a linguagem oral através de histórias, teatro com fantoches e roda de conversas e incentivamos a leitura através de projetos com a interação da família, para isso dispomos de um acervo diversificado de livros paradidáticos infantis.
Desenvolvemos os conceitos básicos de cidadania, respeito mútuo, bem como a importância e o cuidado com a natureza.
Possuímos atividades extra curriculares como inglês, aulas de ballet, culinária, projetos de literatura, reciclagem, artes, educação física e horticultura.
– Linguagem Oral;
– Linguagem Escrita;
– Natureza;
– Sociedade;
– Matemática;
– Artes;
– Musica;
– Inglês;
– Horticultura.